Pular para o conteúdo principal

O logotipo da Coca-Cola não precisa de muita introdução. A The Coca-Cola Company e sua principal bebida gaseificada possuem uma das identidades de marca mais conhecidas do mundo, com suas cores vermelha e branca e fontes manuscritas cobrindo sinalização e prateleiras de lojas em quase todos os lugares.

E o que é especialmente notável no logotipo da Coca-Cola é seu poder de permanência. Ao longo de 130 anos de história, o logotipo da Coca-Cola realmente não mudou muito. Originalmente, era basicamente um logotipo de sua época – observe os logotipos da época e você encontrará muitos designs de script fluidos – incluindo o primeiro logotipo da Pepsi apenas alguns anos depois.

Mas enquanto muitas outras marcas duradouras optaram por simplificar e modernizar seus designs de logotipo, o logotipo da Coca-Cola resistiu à tendência. Olhe para o logotipo da Coca-Cola de 1887 e, embora a cor vermelha ainda não tenha sido introduzida e a escrita spenceriana não seja exatamente a mesma, é tão reconhecível quanto o logotipo da Coca-Cola de hoje. Houve alguns ajustes e mudanças temporárias ao longo do caminho, no entanto.

Aqui estão todas as principais mudanças que foram feitas na história do logotipo da Coca-Cola – pelo menos aquelas das quais encontramos registros.

História do logotipo da Coca-Cola: 1886

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Inventada em 1886 por John Pemberton, a Coca-Cola começou como Pemberton’s French Wine Coca. No entanto, em resposta às leis de proibição, uma versão sem álcool foi desenvolvida e um novo nome foi criado pelo parceiro de Pemberton, Frank Mason Robinson.

Robinson teve a presciência de ver que dois Cs se destacariam na publicidade, e assim nasceu a Coca-Cola. Os primeiros anúncios mostram o nome escrito em uma fonte serifada simples. Com ponto final.

 

História do logotipo da Coca-Cola: 1887

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Foi também Robinson quem teve a ideia de criar um logotipo baseado na escrita spenceriana, um estilo de escrita fluido amplamente usado nos Estados Unidos para correspondência formal antes da adoção da máquina de escrever – até o início da década de 1920. Ele queria um estilo dramático e sua proposta foi adotada por unanimidade.

O script da Coca-Cola foi ajustado com bastante regularidade naqueles primeiros anos, e os materiais publicitários mostram muitas variações, mas esta versão inicial não é tão diferente do logotipo da Coca-Cola que conhecemos hoje, com o swash levando ao primeiro ‘o ‘ a diferença mais óbvia à primeira vista.

 

História do logotipo da Coca-Cola: 1889 e 1890

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Mesmo no início, a Coca-Cola gostava de misturar as coisas de vez em quando com mudanças atraentes. Em 1889, experimentou letras separadas, losangos e caudas alongadas que chamaram ainda mais a atenção para os dois Cs. E em 1890, ele pegou a onda Art Nouveau com o logotipo da Coca-Cola mais radicalmente diferente que vimos até hoje, com redemoinhos elegantes e o que parece quase uma notação musical. Mas parece que esse desenho foi usado apenas uma vez, no primeiro calendário da empresa.

 

História do logotipo da Coca-Cola: 1891

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

A paleta de cores da Coca-Cola é tão famosa quanto a própria forma do logotipo, e não demoraria muito para que o vermelho fosse introduzido. Já em 1891, há exemplos do logotipo da escrita spenceriana em vermelho sobre fundo branco. A escrita ainda não é exatamente a que conhecemos hoje – as letras são mais altas e retas, mas já é instantaneamente reconhecível.

 

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Na década de 1890, as palavras ‘marca registrada’ foram adicionadas à cauda do ‘C’ em Coca depois que o logotipo foi registrado no Escritório de Patentes dos Estados Unidos. Observe que o roteiro está mais próximo de sua forma original – e do logotipo da Coca-Cola que conhecemos hoje.

 

História do logotipo da Coca-Cola: 1941 em diante

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Em 1941, a Coca-Cola decidiu o que se tornaria a forma definitiva de seu logotipo de script. O swash inicial foi removido do ‘o’ em ‘Coca’, as letras tiveram uma inclinação mais diagonal e geralmente um maior equilíbrio foi alcançado aprimorando o tamanho e o peso de cada letra – deixando cair aquele terminal de lágrima enorme na inicial ‘C ‘, exemplo.

As informações da marca registrada também foram retiradas do próprio logotipo. Em vez disso, seria escrito embaixo das várias aplicações do logotipo e, eventualmente, assumiria a forma de um R no final do logotipo.

 

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

A Coca-Cola logo começou a experimentar diferentes fundos e aplicações para seu logotipo. Na década de 1940, o logotipo da Coca-Cola era frequentemente usado em um disco ou botão vermelho em publicidade, inclusive em sinalização externa. No final dos anos 50, uma forma arciforme de peixe foi usada para publicidade, sinalização e máquinas de venda automática.

 

História do logotipo da Coca-Cola: 1969

 

 

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

A próxima evolução do logotipo da Coca-Cola foi a introdução da onda branca, tecnicamente chamada de ‘Dispositivo de fita dinâmica’. Ainda hoje utilizada, a onda foi introduzida no que ficou conhecido como o clássico Arden Square, em homenagem à empresária de cosméticos Elizabeth Arden. A praça também acrescentou a palavra ‘Aproveite’, substituindo a anterior ‘Beba’ que vinha sendo utilizada nos anúncios. Uma palavra simples que se tornou uma parte reconhecível da marca Coca-Cola por anos.

História do logotipo da Coca-Cola: a atualização de 1987

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Esse ‘dispositivo dinâmico de fita’ tornou-se mais dinâmico do que talvez originalmente pretendido, sendo a fonte de muitas das mudanças mais notáveis ​​nas aplicações do logotipo da Coca-Cola desde sua introdução. Em 1987, a onda foi feita para fluir através do roteiro da Coca-Cola, e uma sombra cinza foi adicionada para dar uma impressão de profundidade.

História do logotipo da Coca-Cola: 2003

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

A onda ganhou ainda mais destaque com o lançamento da campanha “Coca-Cola… Real” em 2023. Desta vez, a fita foi para um visual positivamente maximalista, adicionando mais linhas, vermelho escuro, um choque de amarelo e algumas bolhas .

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

Outra nova variação do logotipo da Coca-Cola foi lançada em 2021 para a campanha ‘Real Magic’. Inspirado em como o logotipo da Coca-Cola aparece nas garrafas e na forma de pessoas se abraçando, o abraço da Coca-Cola foi criado para envolver genuínos “momentos de magia” nas comunicações da Coca-Cola. Aww.

O logotipo da Coca-Cola hoje

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

 

O logotipo da Coca-Cola usado hoje não é tão diferente do logotipo introduzido em 1887. O script, que passou por ajustes regulares nos primeiros dias, agora é o mesmo há décadas, e a onda branca introduzida em 1969 tem também resistiu – novamente com sua forma mudando ligeiramente. Depois de experimentos com cores, agora é uma fita branca única mais simples.

O logotipo da Coca-Cola é um exemplo incrível de como um logotipo pode resistir às mudanças na moda e nas exigências ao longo dos anos. Existem muitas marcas muito jovens que mudaram seus logotipos de forma mais radical em um espaço de tempo muito mais curto, mesmo não sendo recomendado por alguns especialistas.

Deixe uma Resposta